segunda-feira, 22 de junho de 2009

perfil:Kid Pescador

“Arrombasse a minha tarrafinha né ô.”

Faça sol ou chuva,calor ou frio,noite ou dia,não importa, pelo menos para Cristiano Corrêa de Jesus ou kid,como foi carinhosamente apelidado por seus familiares,filho de Ivete Corrêa de Jesus,dona de casa, e Vilmar de Jesus,Pescador, e foi do pai que herdou o que poderia ser uma profissão,mas ele preferiu ter a pesca como lazer;E de fato é mesmo já que 99% do que ele pesca,distribui entre seus amigos,familiares e desconhecidos,”eu pesco todos os dias por isso distribuo peixe para quem quer e quem gosta de peixe”,e é verdade,eu praticamente já o vi diversas vezes fazer isto,kid ainda é um rapaz jovem,tem 25 anos de idade,casado tem uma filha de 6 meses,”é a minha Camila ta lá em casa”diz ele.




Kid pesca desde os 4 anos,segundo ele mesmo relata “meu pai me levava sempre pra pescar,podia ser de tarrafa,de linha ou canísso eu sempre tava junto”,e em uma noite fria de inverno,fui à um restaurante no Pântano do sul que fica no sul da ilha de florianópolis ,e lá eu pude ter esta conversa com o kid,e olha que foi difícil ter a atenção dele,pois ele estava rodeado de pessoas que circulavam ali pela praia à noite,tudo isto por que ele tarrafiou tanto peixe que o coitado não conseguia tirar de dentro da água.




”Ô alguém me ajuda aqui pô”,exclamava o rapaz,que precisou de mais três pessoas para ajudalo com a rede,”tu vice tu vice”,eufórico gritava o rapaz,com ajuda de seu amigo tirou os peixes da rede e voltou pra água fria da praia do pântano,”tem um cardume grande pra cá”e lançou outra tarrafiada desta vez foi maior ainda que a primeira “puxa aqui que essa arrombo até a tarrafa”,outra vez os amigos o ajudaram,e pescador experiente é assim sempre tem uma tarrafa de reserva,”tio pega a outra rede lá no carro”,enquanto isso o amontoado de curiosos em redor do rapaz crescia;Bom eu fui batendo algumas fotos quando ele me indagou,”Ô enche uma sacólinha pra ti”comecei a catar alguns peixes e perguntei à ele que tipo de peixe era aquele! “Manjúva”disse explicando ainda que”quando elas vem pro raso é por que as espadas cercaram elas lá fora,e as que fugiram vieram pra cá”referindo-se ao peixe espada que é o principal predador da manjúva.



Fui embora levando alguns peixes,já o kid ficou varando a noite pescando,só voltei a velo no dia seguinte,no final da tarde,já se preparando para mais uma noite de pesca,”só ontem eu peguei mais de 150Kg de Manjúva”,disse ele,ao que lhe perguntei,”vende-se tudo”? “já dei tudo,só hoje lá em casa apareceu gente que eu nunca vi na ninha vida,se eu tiver 4 manjúvinha la no congelador de casa é muito”;E lá se vai Kid o pescador que pesca por opção e distribui seu pescado por diversão,e este sim é o seu verdadeiro lazer.
Kid retirando os peixes da rede!














fotos:Cristian Delosantos

0 comentários: